05/12/2011

Medula óssea

Tanta gente por ai a partilhar campanhas para dadores de medula óssea.....mas na verdade, alguém se preocupa em realmente convencer as pessoas a fazê-lo?
Aos anos os que se pede às pessoas que sejam solidárias e se tornem dadoras de medula óssea, mas só agora, porque é com um familiar de uma figura pública, é que partilham e passam a mensagem.....enfim. Contudo, ainda bem que assim os dadores aumentam, não sendo compatíveis com o Gustavo, podem ser com muitas outras pessoas que esperam há anos!

E para quem receia tirar um pouco de sangue para verificar a compatibilidade pelos riscos ou "medo" do que acontecerá se vier a ser chamado, aqui fica uma informação que na minha opinião é pertinente e devia acompanhar a campanha feita.

A colheita de medula óssea poderá ser feita de duas formas diferentes.
_ Numa delas as células são colhidas por uma técnica chamada citaférese, na qual é possível colher as células a partir de veias periféricas no braço, num processo rápido e simples. Neste caso, o sangue retirado da veia do dador passa através de um aparelho que remove apenas as células necessárias para o transplante, devolvendo novamente as restantes células e plasma ao dador. Neste caso para que as células da medula sejam mobilizadas para a periferia é necessário que o dador faça um tratamento com injecções subcutâneas de uma substância chamada factor de crescimento. Este factor de crescimento é uma substância fisiológica que todos nós produzimos diariamente e principalmente quando é exigido ao nosso Sistema Imunitário que responda a uma infecção, por exemplo.
_Na outra forma a colheita de medula óssea é feita no bloco operatório, sob anestesia, por punção dos ossos da bacia. Neste caso há que recorrer a um pequeno internamento de cerca de 24 horas. Não tem riscos para além da pequena anestesia a que é sujeito e poderá eventualmente sentir alguns incómodos no local da picada durante um ou dois dias.

O dador poderá sempre optar pela forma de colheita e a cada etapa deste processo ser-lhe-á dada informação sobre o que se vai passar e tem sempre a oportunidade a qualquer momento de continuar ou desistir.


informação retirada do site :

http://www.min-saude.pt/NR/rdonlyres/D1CB3716-F006-4775-93FB-839637C59ED1/0/inscricao_CEDACE.pdf

Sem comentários: