06/08/2011

Dar sangue...

"Incentivar a população a doar sangue para reabastecer as reservas nacionais, que diminuem no verão, é a missão de uma campanha que decorre em Agosto em cinco praias do país e que foi hoje apresentada em Faro.
A campanha nacional "Dador-Salvador", promovida pelo Instituto Português do Sangue (IPS), visa sensibilizar a população, sobretudo os jovens, para a necessidade de doar sangue na época do ano em que os "stocks" mais diminuem.
(...)
Em Portugal existem cerca de 500 mil dadores inscritos mas a maioria tem mais de 50 anos e a ideia é cativar mais jovens, referiu aquele responsável, que “nomeou” o surfista Tiago Pires ("Saca") e a judoca Telma Monteiro como embaixadores desta missão."



Pois bem minha gente...é muito fácil pôr a culpa nos jovens e dizer que estes não apoiam boas causas e tal....mas a verdade não é bem essa! Sou dadora e no mínimo tento dar 2 vezes por ano. Hoje fui a Viseu, de propósito para dar sangue...e heis o que me aconteceu:
Ao chegar ao hospital, dirigi-me ao sitio que é suposto para ar sangue e estava fechado....mas uma vez que a organização do local é quase inexistente (assunto que também daria pano para mangas mas nem vale a pena), dirigi-me à entrada principal do hospital e perguntei a um segurança onde podia ir para o efeito e a resposta que obtive foi: "Ultimamente as dádivas de sangue eram somente às 4ªs e sábados, mas agora já nem isso..."
Pois é, estava eu, o meu irmão e mais outro jovem para a mesma coisa....3 jovens. Idades inferiores a 30 anos. ...e a verdade é que já não recolhem sangue...não por falta de meios mas sim porque "temos excesso de sangue armazenado".




Tal como disse o outro jovem, pode ser mau ter feito a viagem em vão...mas fiz porque queria ser útil....só que pior que tudo isso....são aqueles que morrem por falta de sangue, aquelas famílias que perdem alguém por não haver sangue compatível e afinal, podia um de nós ter ajudado a salvar essa vida!


Agora pergunto-me eu....se Viseu não tem IPS para poder recolher e dar a qualquer hospital da região que precise, porque é que não dá o "excesso" ao IPS de Coimbra (para quem não souber, é este o IPS responsável por esta zona do país) para que este distribua pelos hospitais que precisam?! Porque razão o Hospital de São Teotónio de Viseu há-de recolher sangue só para uso dentro do hospital e o resto é considerado "excesso"?!
É assim que querem incentivar os jovens a dar sangue?! É assim que querem que, mesmo em tempo de férias que é quando, infelizmente, mais se precisa nos dirijamos a certos locais de propósito para a dádiva?!
É claro que isto não me faz baixar os braços até porque, como estudo no Porto, tenho lá o IPS que não recusa sangue e periodicamente se dirigem às faculdades da UP para recolha e incentivo dos jovens. Mas que isto não se compreende, não!
É lamentável....

E claro, a culpa é dos jovens!

1 comentário:

Christophe disse...

Li este post e confesso que me voltou a cabeça a raiva que tive de manha quando soube disso...

É mesmo lamentável o que aconteceu e se calhar também ocorre o mesmo noutras partes do país...

Há coisa de um ano atrás não era dador de sangue, mas graças a ti neste momento sou e também não vou baixar os braços...Deviam de existir milhares de pessoas como tu, com o teu querer e a tua força de vontade....Obrigado por tudo o que me ensinas mais uma vez!

***